Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Segurança Pública: entidades se reúnem para traçar plano de solução

04/08/2017 em NOTÍCIAS
Problema que afeta todo o Rio de Janeiro foi o alvo da discussão, que teve como objetivo a criação de uma agenda propositiva para controle da violência no estado
Câmaras de comércio, entidades de classe e associações empresariai reunidas para discutir a segurança pública
Na última quarta-feira, 2 de agosto, a AmCham Rio liderou encontro entre câmaras de comércio, entidades de classe e associações empresariais para discutir medidas efetivas de combate à violência na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é colaborar com o Poder Público na criação de um plano de segurança eficaz de longo prazo.

A reunião foi conduzida pelo presidente da AmCham Rio, Pedro Almeida e o cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, James Story. Segundo Almeida, as entidades têm interesse em representar a sociedade e podem ir além. “Eu gostaria que a nossa contribuição fosse maior, não apenas a voz, a representatividade, mas que a gente pudesse realmente fazer uma pauta diferenciada.” A ideia é que se crie um grupo de trabalho com representantes de cada entidade e especialistas no assunto para elaborarem uma agenda propositiva de combate a violência, fator que ameaça a estabilidade social e atração dos investimentos num momento de retomada da economia brasileira.

O segredo do sucesso serão as pessoas que irão fazer parte do grupo na opinião de Almeida. “Direcionamento estratégico, vontade, tudo isso nós temos. O que precisamos é de pessoas com o espírito empreendedor, com conhecimento. Temos que ter verdadeiros champions fazendo parte deste grupo”, explicou.

James Story, que exerceu durante três anos a chefia do Departamento de Combate ao Narcotráfico e Aplicação da Lei em Bogotá, Colômbia, ressaltou a importância em elaborar um plano de etapas e uma estratégia para um bom resultado do projeto. “Definir o problema, saber onde se quer chegar e começar a pensar quais são as coisas que podemos fazer já, logo”.

O encontro teve a presença de representantes de câmaras de comércio da França, Itália, Japão, Noruega e Portugal, entidades de classes como Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), CNTur/CNC (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), e instituições de fomento como Rio Negócios e a Rio Convention Visit Bureau, que debateram experiências e práticas internacionais que podem ser acrescidas ao plano estratégico de combate a violência na cidade do Rio de Janeiro.

A próxima reunião para continuidade do projeto deverá acontecer em uma semana, já com os dados mais precisos sobre o projeto.

Confira as fotos do evento: http://bit.ly/reuniaosegurancapublica
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.